Setor de amendoim prepara campanha de esclarecimento

Com base nas informações obtidas na pesquisa do Ibope, encomendada pelo Programa Pró-Amendoim, da Abicab, fabricantes devem elaborar programa de comunicação para divulgar os benefícios do produto e alavancar negócios

Com o objetivo de conhecer melhor o mercado consumidor interno de doces e confeitos à base de amendoim e saber o que a população pensa a respeito desses produtos, o Programa Pró-Amendoim, da Abicab, encomendou ao Ibope uma pesquisa para apurar informações estratégicas que possibilitem incrementar o seu consumo no País e aumentar as exportações.



Com base em pesquisas qualitativas, o Ibope ouviu formadores de opinião, como nutricionistas e  profissionais da área de saúde. No levantamento quantitativo, a pesquisa buscou a opinião da população em geral.

Os resultados mostram que boa parte dos médicos e nutricionistas ainda desconhece que o amendoim no Brasil já se tornou um alimento seguro, livre do problema da aflatoxina, uma substância danosa à saúde produzida por um fungo, que surge quando o amendoim é armazenado em condições inadequadas. Além disso, ignoram que 80% da safra nacional de 2009 resultam de sementes provenientes da espécie auto-oleico, com um tipo de óleo que rancifica menos e aumenta a vida do produto na prateleira.

Reunião
Reunião contou com a presença do presidente
da ABICAB, Getulio Ursulino Netto,
e do diretor do Pró-Amendoim, Renato Fechino

Em 2010, 100% da produção brasileira serão dessa variedade. 

A população, por sua vez, disse gostar muito do sabor do produto, porém, algumas pessoas deixam de consumi-lo por acreditarem em alguns conceitos sem respaldo científico.   

Com base nas conclusões da pesquisa, o Programa Pró-Amendoim, da Abicab, pretende fazer uma campanha de esclarecimento junto aos formadores de opinião, com a intenção de desmistificar mitos e mostrar as reais condições que essa oleaginosa oferece como alimento nutritivo, além de apresentar vantagens sobre alguns tipos de castanhas. “Precisamos fazer crescer o bolo. Temos agora uma base de dados muito rica e devemos comunicar melhor o aspecto nutricional desse alimento. Ou seja, necessitamos vencer alguns pontos de resistência da classe médica com argumentos sólidos e consistentes”, afirma Renato Fechino, diretor do Pró-Amendoim, programa criado pela Abicab em 2001.

Fechino destaca a importância de divulgar que o Brasil produz alimentos seguros à base de amendoim, atestados pelo Selo Amendoim de Qualidade Abicab, iniciativa implantada em agosto de 2002. Esse aval surgiu com o objetivo de estimular o consumo de amendoim no Brasil, alimento que deve ser incorporado à dieta alimentar do brasileiro por seu elevado valor protéico, energético e funcional, sendo rico em óleos insaturados. 

“Diante da transformação que este setor viveu na última década até os dias de hoje como uma indústria competente e importante para os investidores, o governo e a sociedade, temos expectativa positiva para o futuro do amendoim neste país. O Brasil será um dos maiores produtores, consumidores e exportadores de amendoim do mercado mundial”, assegura Renato Fechino.

A indústria de produtos à base de amendoim tem participação importante para o setor atacadista doceiro como fonte de receita e lucro. Esse mercado tem apresentado crescimento acima de dois dígitos desde 2002, com exceção apenas para o ano de 2009 quando registrou aumento em torno de 8%.

Existem mais de 400 fabricantes no Brasil, de todos os portes, sendo que o País produziu em 2009, a preços ao consumidor, em torno de R$ 1,325 bilhão. A exportação brasileira, porém, ainda é pequena, gira em torno de 2% do volume produzido e é dirigida aos mercados da América do Sul, América Central e Ásia.